O dinheiro é uma antiga ferramenta de organização da nossa sociedade, que foi criado com o intuito de facilitar a vida dos seres humanos. Com nomes diferentes e variadas formas de valor e distribuição esta espalhado globalmente tanto pelo pensamento de liberdade de lucro capitalista quanto pela igualdade de bens defendida pelo socialismo, e quando pensamos que tudo o que há em nossas casas foi adquirido através da compra tornasse difícil imaginar que esta ferramenta seja invalida ao ser humano.
Porem dentro deste sistema não conseguimos resolver nem os problemas mais complicados nem os mais simples; Acabar com a fome, com a falta de moradia, o analfabetismo, a desigualdade esmagadora, o problema incontrolável do lixo, a poluição, a escravidão que nunca em outra sociedade na história foi tão grande. Problemas que alem de não serem solucionados através do nosso sistema monetário, parecem ser ampliados por ele, e em outros casos o próprio sistema é a causa do problema como a devastação dos nossos recursos naturais, ou seja, a destruição daquilo que necessitamos para sobreviver nesta prisão gigante que é a terra. Este sistema não esta funcionando há muito tempo e se quisermos continuar caminhando sobre este chão temos que entender por quê.
Desde 1900 temos tecnologias suficientes para que nenhum homem no mundo passe fome, para que todos tenham moradia, saúde, educação e todos os meios necessários para se ter uma vida saudável físico e mentalmente, então por que não se tem nenhuma dessas tecnologias ao dispor do homem? A resposta é bem simples, por que um pequeno grupo de indivíduos não nos deixou saber disso, pois não estão interessados no bem de todos mais no lucro obtido. A produção dos recursos vem das empresas que querem dinheiro, porem se você produz muito de um produto ele vale muito pouco, então eles se concentram em produzir pouco para manter os preços elevados. Então podemos concluir que para haver lucro e preciso haver a escassez dos recursos.
Mudar o mundo neste momento não só é mais saudável mais se tornou a única forma de impedirmos a extinção da raça humana. Porem o maior inimigo das mudanças esta dentro da mentalidade da nossa época, quando se fala dos problemas que vivemos hoje normalmente nos deparamos com respostas como: “O mundo é assim mesmo”, “eu não posso fazer nada” ou “não vai mudar nunca”. Nem sempre foi assim qualquer criança que saiba um pouco sobre história sabe que passamos por varias sociedades diferentes organizadas de diversas formas diferentes e que todas tiveram seu inicio seu auge e seu fim, então por que ainda existem pensamentos como estes se é notável o caos que esta no planeta?
Hoje temos uma mente fechada vivendo sobre regras cruéis e aceitando toda forma de problemas por causa de duas crenças implantadas em nossas mentes pela própria forma de sobreviver neste sistema desde que nascemos. À primeira é a crença de que para sobreviver é preciso dificultar a sobrevivência do outro o que de fato é uma desumana verdade dentro das nossas leis. E a segunda e talvez a mais perigosa mentira que poderíamos pensar ser verdade, a crença de que se as pessoas tiverem tudo o que é necessário para ter uma vida boa e saudável, todos ficaram em suas casas sem fazer mais nada para o desenvolvimento humano.
O poder criativo da humanidade depende apenas do poder de imaginar algo novo e ter tempo e os materiais para fazer tal coisa como podemos ver em crianças e adolescentes que mesmo não sendo obrigadas estão sempre tentando descobrir, modificar e criar coisas. O que acaba apenas quando somos obrigados a trabalhar pelo pouco lucro perdendo o tempo e os recursos que não são mais dados pelos pais (se um dia foram), e com as responsabilidades nos sujeitamos a um trabalho escravo, acabamos acreditando como quem acredita ganhar na loteria que um dia seremos ricos mais o único motivo para querermos ter muito dinheiro é para termos tempo e recursos para poder voltar a fazer o que gostamos de verdade. Quantos artistas, cientistas ou gênios da computação não estão perdidos no telemarketing só no Brasil?
Antes de mudar o mundo precisamos primeiro mudar nossa mentalidade, precisamos saber que o mundo não é assim, que podemos fazer alguma coisa sim e que se as coisas podem mudar. No mundo inteiro há pessoas com grandes idéias para uma nova forma de organização mundial através da economia de recursos, reutilização de materiais, energia biosustentável, para alguns pode parecer difícil imaginar uma mudança tão grande quanto a idéia de um mundo sem dinheiro, porem mais difícil ainda parece acreditar que continuando destruindo, escravizando, passando fome, promovendo a escassez do que é necessário e destruindo o único mundo que temos seja um caminho melhor.